O psicólogo Julian Rotter, na década de 60, desenvolveu a Teoria da Aprendizagem Social que define a personalidade do indivíduo como sendo o comportamento que ele apresenta conforme a interação com o seu ambiente e chamou isso de Lócus de Controle.
Lócus de controle é um termo que se refere às crenças de uma pessoa sobre os resultados em sua vida, sejam eles bons ou ruins. É uma teoria que descreve como as pessoas percebem e atribuem causas aos eventos que acontecem com elas.
Lócus (vem do Latim, lugar), ou seja, é a percepção que você tem sobre as situações ou coisas que acontece com você, na sua vida e a origem do seu próprio comportamento, que pode ser interna ou externa.
E porque isso é importante ?
Esse conceito é bastante importante, pois se uma pessoa acredita que o que acontece ao seu redor não depende dela, não é de sua responsabilidade, é difícil agir, a mudança não vai existir, não haverá transformação.
E isso está relacionado a uma série de fatores, como por exemplo nossas experiências, vivências, crenças, valores, necessidades.
É importante destacar que o lócus de controle não é uma característica fixa, mais sim uma crença que pode ser influenciada e modificada ao longo do tempo. Através da educação, experiências e do desenvolvimento de habilidades pessoais, tornando-os mais capazes de enfrentar desafio e alcançar o sucesso.
E lócus é exatamente isso, é entender que pessoas tendem a reagir de maneira diferente perante a mesma situação, porque elas fazem interpretações diferentes dessa mesma situação.
Veremos nos artigos seguintes que existem dois tipos de lócus de controle: Lócus de Controle Interno e Lócus de Controle Externo.
Qual é o seu ?!
Beijo no seu ❤️