Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Confúcio
O mapeamento comportamental irá lhe trazer conhecimentos sobre como se relacionar de forma individual com seus parceiros de negócios, líderes, colaboradores, fortalecendo ainda mais seus relacionamentos e proporcionando maior performance nas entregas oriundas destas relações.
Um processo de Mapeamento Comportamental leva de 4 a 5 sessões com o grande objetivo de mapear comportamentos de várias formas.
Levanta as forças, a fortaleza dessa pessoa.
Levanta os motivadores de carreira.
Levanta como está o índice de positividade e bem estar da pessoa.
Levanta como essa pessoas se sente valorizada e reconhecida.
Diferente da tríade do tempo, esse assessment é uma evolução neste conceito pois, hoje também se avalia além das questões de urgência, circunstancial, importância; as questões interruptivas tão presentes no nosso dia a dia.
Assessment onde você responde como se percebe, como você acredita que o meio percebe você, mas o meio onde você está inserido também responde sobre você ou seja temos aqui o feedback real do meio.
O mapeamento comportamental é muito mais que a aplicação de um teste, realmente faz um mapeamento de várias áreas da sua vida ou da vida de seu cliente, como se fosse um RX, como se tirássemos uma foto 3D e não apenas o levantamento de perfil comportamental. Ou seja, ele mapeia o comportamento do indivíduo em várias questões e se torna muito mais profundo e consistente com a aplicação de 6 assessments ou ferramentas.
O mapeamento comportamental é um processo que permite identificar padrões de comportamento e conhecer o perfil de cada profissional da empresa. O “desenho” do mapa comportamental se dá a partir da aplicação de diferentes técnicas como testes, entrevistas, simulações e de dinâmicas de grupo.
No contexto corporativo, essas características estão diretamente relacionadas aos seguintes pontos:
Analise de perfil comportamental levanta somente o perfil comportamental da pessoa e trabalha com somente 1 assesment, que pode ser o DISC, Profiler, HMI, Big Five, Star e outros. No nosso caso aqui usamos o DISC com Feedback.
Mapeamento comportamental trabalha com 6 assessments, fazendo realmente um mapeamento da pessoa, como se fosse uma foto 3D. O mapeamento comportamental não levanta apenas o perfil comportamental da pessoa. Aqui é levantado várias outras questões que são extremamente importantes para que a pessoas tenha realmente um autoconhecimento aprofundado ampliando sua consciência.
A pessoa receberá todos os assessments (testes) do mapeamento comportamental no seu email. Com o resultados prontos, o próximo passo será as devolutivas, serão agendadas em 3 sessões, permitindo identificar o que deve ser feito para alcançar os melhores resultados, respeitando a essência e as características comportamentais de cada um.
Mapeamento comportamental é importantíssimo hoje para quem quer aprimorar seu autoconhecimento e o seu desenvolvimento comportamental. Não existe desenvolvimento profissional ou pessoal que não passe pelo autoconhecimento.
Mapeamento comportamental levanta os comportamentos predominantes da pessoa e seus motivadores. Estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações.
Nosso próximo passo seria o desenvolvimento das competências e habilidades observadas no mapeamento, através do processo de desenvolvimento de um PDIC – Plano de Desenvolvimento Comportamental Individual.
Pode! Você pode sim fazer somente seu processo de mapeamento comportamental, com o objetivo de se aprofundar no autoconhecimento, saber como você funciona.
Mas, você NÃO PODE e NÃO DEVE fazer seu processo de desenvolvimento sem passar pelo mapeamento Comportamental.
O processo de Mapeamento Comportamental é realizado de 3 a 4 sessões com duração de 2 horas cada sessão.
O valor da hora de uma sessão pode passar de R$ 600,00. Tudo vai depender do quanto o especialista que está contratando domina o assunto e pode agregar para sua necessidade.
A grande contribuição do mapeamento comportamental é justamente qualificar o profissional, com relação às suas soft skills e estabelecer um cargo e ambiente onde ele se sinta confortável, valorizado e satisfeito. Tudo isso em conformidade com os objetivos que a sua empresa tem.
Um funcionário que tem as suas necessidades atendidas, sente-se realizado em sua posição e percebe o seu valor dentro da estratégia geral de uma organização, e sem dúvida encontrará poucos motivos para sair da empresa a qual faz parte.
Fazer uma gestão comportamental dentro das empresas traz inúmeros benefícios, como: