Esforço X Resultado

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Ter foco em resultado significa reconhecer e compreender a diferença entre esforço e resultado. O que queremos no final são equipes focadas em gerar benefícios mensuráveis e menos em processos ou atividades.

MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA
MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA

Então qual o percentual de tempo que gastamos nas equipes neste momento falando de datas de entrega, cronogramas e projetos ?

Qual é o percentual desse tempo gasto falando sobre  quais são os principais resultados a serem atingidos nos próximos meses?

Ter um time focado em resultado, é quando dentro desse time existe um processo deliberado onde as pessoas conversam e buscam definir como um time, quais são os benefícios que irão gerar para seus clientes e para o negócio da sua empresa nos próximos meses.

E isto vai muito além de definir uma meta, implica em compreender de fato como os produtos e serviços oferecidos pela empresa, estão gerando valor (ou não estão) para  empresa e nossos clientes. 

Foco em resultado é algo diferente, estamos falando de medir as consequências benéficas e mensuráveis que as atividades geraram.

Quando toda a liderança da empresa toma suas decisões baseadas em dados, abre-se um caminho para que este comportamento esteja presente em todos os times.

No fundo, estamos falando de liderar pelo exemplo.

Você já ouviu falar da síndrome do HiPPO

HiPPO é a tendência que existe em uma empresa, devido à sua cultura, de acatar a opinião da pessoa mais bem paga (Highest Paid Person’s Opinion – Opinião da pessoa mais bem paga) como a melhor.

Infelizmente encontramos essa síndrome em executivos de muitas empresas. Ou seja  decisões tomadas no topo da organização sem dar ouvidos à sabedoria dos times, abafando qualquer tentativa de construir uma cultura baseada em dados e resultados. 

Quando os dados estão transparentes, todos podem opinar e dar feedback com relação às melhores alternativas, criando-se uma cultura de dados, resultados e colaboração.

Para que a empresa não perca o foco nos seus principais objetivos, a palavra chave é comunicação! Quando você se cansar de comunicar, é sinal que está ficando claro para as pessoas. 

Empresa que busca crescimento, é natural que exista uma quantidade enorme de projetos e iniciativas em andamento ao mesmo tempo. E é fácil cair na tentação de continuar iniciando novos projetos. Ter ideias e iniciar novas tarefas é prazeroso, gera uma sensação boa nos times. O difícil é terminar.

Por isso, uma das frases que goto muito vem do método Kanban: “Pare de começar e comece a terminar”. Para tudo existe um momento certo e vai existir momentos nos quais vamos precisar parar de abrir novos projetos, para terminar o que já está em andamento. Caso contrário, será bem difícil os times darem foco nos principais objetivos.

Beijo no seu ❤️

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