Desenvolvendo a gestão de conflitos nas organizações

Compartilhe!

Existem várias definições de conflito, se vocês procurarem no google ou em outras literaturas irão encontrar diversas e uma delas diz o seguinte:  

MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA
MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA

“O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou dos grupos.“

Concordamos que o conflito se dá principalmente nos grupos mas, basta ter duas pessoas fazendo uma mesma tarefa que a gente encontra uma situação de conflito.

E como gerir os conflitos através do comportamento?

No artigo anterior sobre conflitos, falamos da importância de conhecer e fazer a análise dos perfis comportamentais das lideranças e demais colaboradores em sua empresa. Essa é a forma de conseguir prevenir os conflitos e ainda desenvolver uma gestão eficiente quando esse tipo de problema surgir!

Mas esse não é o único benefício da gestão baseada no comportamento em sua empresa! Ela também é fundamental para que sua empresa tenha pessoas certas, desempenhando as funções certas, e assim aumente a produtividade do seu negócio, diminua a rotatividade e reduza os custos em sua empresa.

Para desenvolver uma gestão comportamental que gera bons resultados para o seu negócio, podemos contar com o mapeamento comportamental. O mapeamento comportamental irá lhe trazer conhecimentos sobre como se relacionar de forma individual com sua equipe, seus pares e parceiros de negócios, fortalecendo ainda mais seus relacionamentos e proporcionando maior performance nas entregas oriundas destas relações.

O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a sua reação ou do seu colaborador diante de uma situação específica.

Quem nunca assistiu ou participou de uma situação de conflito, seja no trabalho, seja no ambiente da escola, faculdade? Isso sempre acontece.

Onde houver pessoas se relacionando o conflito vai aparecer.   

É no ambiente de trabalho especificamente, que a gente tem várias delas, quem nunca passou por situações assim, por exemplo:

  • um colega que só pensa no próprio crescimento, propõe-se a fazer o trabalho em equipe, mas sempre é mais competitivo, não divulga informação;
  • um membro do time que acaba de ser promovido e a partir desse momento entra em outra fase, passa a ser líder daquele grupo / equipe, consequentemente mudando a relação com seus colegas.  Essa é uma situação que pode gerar muito conflito também, onde a pessoa tinha uma relação de igual com os colegas, eram pares e agora começamos a ver uma situação de subordinação.
  • Colegas que não concordam com as decisões tomadas pelo líder e geram situações de conflitos, por não reconhecer essa liderança no seu colega.
  • Discordam das opiniões, discordam da forma como uma atividade deve ser feita e até mesmo como as coisas estão acontecendo.
  • O próprio relacionamento em si, o jeito das pessoas, se são mais formais ou informais, se promovem um ambiente mais interativo, colaborativo ou não.

Então, vamos observando diferenças que acabam esbarrando em várias questões, nossos valores, por exemplo. Cada um de nós apresenta valores individuais, valores próprios e esses valores são guias da nossa conduta, das nossas atitudes.

Temos perfis, por exemplo, que ficam remoendo situações por um longo tempo, levam situações para o pessoal, outros que evitam a todo custo conflitos que acontecem no ambiente, outros ainda que parece até gostar do conflito, do embate, da discussão.

O conflito acontece quando necessidades não são atendidas, quando eu fico na minha verdade e você na sua, onde há excesso de expectativa.

O Conflito, claro, envolve muita emoção, e a consciência de como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho, como lidam umas com as outras, como se mostram,  se mistura e surgem as várias situações de conflito.                   

O mapeamento do time, ajuda a líderes e gestores no entendimento, na expansão da consciência do comportamento em si, ou seja,  como a pessoa apresenta argumentação dela, como  se coloca diante do outro, até mesmo a questão de empatia.

E pensando no ambiente de trabalho, temos conflitos entre pares, entre líder e colaborador, e até  mesmo  conflito entre o colaborador e o cliente, quando tem um empasse na negociação ou na prestação de um determinado serviço,  podendo abranger todas essas  áreas.

Porque ali existe um pensamento, uma emoção, um sentimento, ali existe a percepção de mapa de mundo do outro e isso acontece a todo momento.   

Quando eu me relaciono com a imagem do outro, quando me relaciono com a imagem que eu criei do outro, perco o ser humano que ali está.   

 Beijo no seu ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado por assinar.

A partir de agora poderemos manter um contato mais próximo e sempre que houver alguma novidade você estará entre os primeiros a saber!