Compartilhe!

Administração de conflitos é a habilidade de lidar com situações de stress e atritos no ambiente organizacional e uma importante ferramenta para as relações interpessoais.

MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA
MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA

Apesar de se tratar de algo muito comum na realidade das empresas, os conflitos organizacionais sempre foram um tipo de tabu dentro dos negócios. Algumas gestões acabam não dando atenção a esse assunto, o que as torna pouco preparadas para lidar com o problema e para criar soluções realmente eficazes.

Para falar de gerenciamento de conflito, vai ser importante também falar de competência interpessoal.  Conflito vai ocorre obviamente entre pessoas e é necessário que haja habilidade nas relações interpessoais.

Os conflitos organizacionais podem ser causados por diversos motivos: uma liderança que não está de acordo com as características dos liderados, conflitos entre colegas e ambiente de trabalho hostil, por exemplo. Tudo isso e diversos outros fatores podem gerar conflitos na sua empresa.

Mesmo sabendo que os conflitos sempre existirão, descobrir a raiz do problema para enfrentá-lo de maneira direta nem sempre é tão fácil. Na maioria dos casos é mais inteligente fazer uma gestão que já tem como objetivo evitá-los. Assim, você vai prevenir o problema ao invés de ter que lidar com ele!

Na relação entre  comportamento e conflitos, foi buscando as melhores alternativas para fazer essa gestão nas organizações e também prevenir esse tipo de problema que chegamos ao ponto-chave da questão: o comportamento.

O bom funcionamento de um negócio é baseado no princípio da coletividade.

Isso quer dizer que o trabalho de cada colaborador da sua empresa é fundamental para que vocês alcancem os objetivos comuns do negócio. Mas nós sabemos que apesar de parecer simples quando falamos dessa maneira, a realidade é que cada pessoa tem um comportamento diferente e isso pode interferir – e muito! – na harmonia do processo.

Existem quatro perfis comportamentais diferentes e todos eles podem estar presentes dentro de uma mesma empresa, mas é a maneira como são geridos que vai direcionar a atuação dos diferentes perfis dentro de cada negócio.

Para que essa ideia fique mais clara para você, vamos pensar em uma situação hipotética e simples: um grupo de subordinados vive em conflito constante com a sua liderança. Assim como na maioria dos casos semelhantes nas empresas, a principal causa do conflito nessa situação é o comportamento. O líder tem um perfil e um estilo de liderança específico que não está de acordo com a expectativa de liderança dos subordinados.

Para gerir esse tipo de conflito, por exemplo, o gestor precisa conhecer os perfis comportamentais. Assim, ele vai conseguir descobrir quais são as características necessárias para liderar sem grandes problemas aquele determinado grupo de colaboradores. A partir disso, ele pode fazer certas adaptações para desenvolver uma gestão mais eficiente na organização!

Beijo no seu ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado por assinar.

A partir de agora poderemos manter um contato mais próximo e sempre que houver alguma novidade você estará entre os primeiros a saber!