Quando falamos de foco em resultados em equipes, um ponto crucial é a colaboração.
Daniel Goleman afirma que existem três tipos de foco.
- O primeiro é o foco interno. Esse tipo de atenção nos permite entender e controlar nossos sentimentos e emoções.
- O segundo é o foco nos outros, que é o que nos faz ouvir o que as outras pessoas dizem e a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o que estão sentindo.
- E o terceiro tipo de foco é a atenção que devemos dar ao que acontece a nossa volta e como nossas atitudes impactam o resto do mundo.
Em uma empresa que está inserida em um contexto de inovação, renovação, transformação, precisa de um alto grau de colaboração entre as pessoas. Cada vez menos é possível gerar valor para clientes sem que um grupo de pessoas colabore para construir produtos e serviços incríveis. Logo, falar de resultados em equipes é falar de colaboração!
Uma equipe autogerenciável, auto-organizada é uma equipe com autonomia, aquela que tem condições de definir quais resultados deve gerar nos próximos meses, o time, de forma proativa, reflete sobre seus próprios resultados.
Quando observamos as empresas com foco em resultado e uma cultura de crescimento, são empresas que colocam foco na aprendizagem contínua por meio de investigação, curiosidade e transparência, em vez de julgamentos e certezas.
Ou seja empresas que utilizam o processo de feedback contínuo como ferramenta de gestão, baseado em um compromisso compartilhado de ajudar uns aos outros a crescer e melhorar.
E o mais importante, existe um ambiente seguro no qual os líderes estão dispostos a se colocar em vulnerabilidade e assumir a responsabilidade pessoal por suas deficiências e erros.
Se existe algo que ajuda muito uma empresa a evoluir é liderança com foco em resultados. E líderes com foco em resultados tem algumas características bem interessantes :
- comunicam a estratégia e o que é mais importante para a empresa, de forma clara. Falta de clareza e direcionamento é uma das principais causas de desmotivação das equipes. Portanto, líderes que se comunicam bem e fornecem orientações claras têm uma equipe muito mais engajada.
- o líder com foco em resultados também trabalha junto aos times para definir metas desafiadoras e ambiciosas, de forma honesta e transparente, as quais os membros da equipe concordam. Quando metas ambiciosas são definidas de forma colaborativa na equipe, o engajamento aumenta e coisas incríveis acontecem.
- líder com foco em resultado é que ele está sempre preocupado em desenvolver seus colaboradores. Eles sabem que pessoas bem treinadas são muito mais produtivas.
- o líder com foco em resultado gosta de receber feedback e é receptivo a aconselhamentos. Isso é fundamental, pois os colegas não ficarão parados se virem que o líder está prestes a cometer um erro. Líderes que pedem feedback e buscam melhoria contínua são altamente respeitados.
Não existe uma fórmula mágica sobre como melhorar o foco em resultados. Mas um excelente caminho é construir uma liderança com foco em resultados e começar a medir benefícios ao invés de somente esforço.
Beijo no seu ❤️