4 pontos que influenciam a gestão positivamente ou negativamente

Compartilhe!

O que as empresas mais me pedem é, preciso que as pessoas façam as estratégias funcionarem, preciso que as pessoas resolvam os problemas, preciso que as pessoas sejam produtivas e façam aquilo que precisa ser feito.

MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA
MENTORIA PÉROLA
LAPIDANDO SUA AUTOLIDERANÇA
O PROGRAMA QUE VAI DESTRAVAR SUA LIDERANÇA

Como efetivamente trazer luz a missão da empresa, aos valores, como implantar as estratégias organizacionais, como cobrar as pessoas para que elas efetivamente tragam resultados. Sim, você líder precisa cobrar as pessoas, todos nós precisamos de cobrança, a questão é como fazer isso, para em meio a sua cobrança consiga trazer as pessoas cada vez mais engajadas para o seu negócio. 

Tudo que vamos conversar vai te trazer luz sobre muita coisa que como líder você nunca mais vai poder negligenciar, nem no seu próprio desenvolvimento, nem na sua ação cotidiana com teu time.

Então esse é o momento, se você quiser para por aqui, faça isso.

Agora se você quiser realmente entender qual é a sua função e responsabilidade como líder continue aqui, porque agora você vai ter dicas importantes para fazer a gestão do seu negócio, da sua empresa e de seu time.

Vou começar trazendo um ponto de vista muito importante, quais são as áreas das organizações que você vai enfrentar um grande desafio, quais são os desafios hoje nesse novo cenário que você e sua equipe enfrentam e vou te mostrar como invadir isso e como transformar essa realidade.

Você já parou para pensar o que é uma empresa ?

Toda pessoa que inicia uma empresa, naturalmente tem o objetivo de ver seu empreendimento crescer e prosperar. Inicia-se aí uma história, com investimento, ideias, projetos, talvez parceiros e colaboradores.

E todos os acontecimento contribuem para o desenvolvimento. Seja da pessoa, da empresa, de seus colaboradores, dos clientes. Sim uma empresa tem vida.

Uma empresa é um sistema, onde as leis da Ordem, atuam e geram efeitos no sistema empresarial, sendo os principais norteadores das ordens, desordens e as principais condições de emaranhamentos.

Para que tudo isso aconteça de forma fluida e com bons resultados é fundamental que exista harmonia, ritmo, timing e tom.

É possível enxergamos as empresas de diversas maneiras.

Então, antes de pensar em gestão, precisamos pensar o que é uma empresa. E vou explicar isso de uma forma mais simples possível.

O que é uma empresa, uma empresa é gente, trabalhando com gente, para atender gente.

Tem maneira mais simples de explicar o que é uma organização?

É gente, que trabalha dentro de uma equipe com outras pessoas, para atender um cliente, um mercado que nada mais é do que gente.

E quando colocamos o ser humano no processo, colocamos junto crenças, paradigma, emoções, preferências, ego e aí a coisa começa a tomar uma proporção muito complexa.

Então pense comigo, gente, trabalhando com gente e aí você como líder precisa coordenar esse time, porque? Porque o impacto da relação desse time, vai direto na outra ponta que é o Ser humano que compra o teu produto, que compra e experimenta o seu serviço.

Ou seja, essa relação é muito direta, e essa relação aqui é impactada diretamente por uma coisa chamada de Gestão, simples assim.

Quanto melhor a gestão, melhor o time trabalha e melhor será a entrega para o cliente.

Quanto pior a gestão, pior o time trabalha e pior é a entrega para o cliente.

E quais pontos da gestão influenciam negativamente ou positivamente essa relação para obter resultado melhores.

Vou trazer aqui para vocês as coisas que mais me incomodam e me preocupam na gestão atual da maioria das organizações.

Primeiro

Primeiro é a cultura da ultima linha, ou seja só o resultado importa. Não tem problema você ter uma equipe focada no resultado, a pergunta é e guando esse resultado não vem ?  O que te sobra?

Vivemos momentos tensos de pandemia, as pessoas tiveram que ir para uma nova prática, trabalhar home office. Você é um gestor, por exemplo e de repente  está lá com a sua equipe trabalhando home office, não conseguindo vender, porque o mercado simplesmente parou, ou seja o resultado não vem. Como avaliar agora se uma pessoa é boa ou não, se essa variável resultado, não permite mais isso. Alias é muito fácil engajar um time quando ele tem resultado. E quando o resultado não estiver acontecendo seja por uma pandemia, seja pela economia, seja por qualquer outra variável que você gestor e o seu time não controlam?

O que te sobra? Quem é seu time sem o resultado?

Quando temos um desempenho traçado conseguimos entender se no meio do caminho estamos falhando ou não.

O desafio das organizações hoje é dar tanto valor ao resultado quanto elas dão para o desempenho. Porque as duas coisas importam.

É obvio que desempenho sem resultado deve ser avaliado, mas resultado sem desempenho também deve ser avaliado.

Segundo

Segundo ponto é o que chamamos de delegação para cima, e o que significa isso: O  líder não desenvolve as pessoas, não delega porque não confia, porque é obvio – se você não desenvolve, as pessoas não sabem fazer, se elas não sabem fazer você não delega, porque você não tem confiança que elas vão executar tudo da maneira que você gostaria que fosse.

Dá mais trabalho delegar, do que fazer sozinho. Fazer sozinho você sabe como fazer, você sente e simplesmente faz. A questão é que você nunca vai poder crescer como líder, você nunca vai conseguir ser um líder estratégico se as pessoas ficarem o tempo todo dependendo de você para tudo. Você vai ser um líder preso nas atividades operacionais.

Toda tarefa você pega para você e chega no final da semana você passa a ser a pessoa mais cobrada do time. E a culpa é sua porque você não delega, centraliza tudo em você.

Passa a ser a pessoa mais demandada, as pessoas delegam para você.

Será que como líder você não tem confiado menos nas pessoas?

A questão é, enquanto você não aprender a delegar, enquanto você não participar as pessoas das estratégias, você sempre vai ter um time plenamente dependente de você e isso não faz bem nem para você, nem para a empresa e muito menos para as pessoas que não evoluem e não crescem.

Terceiro

Terceiro ponto é ausência de feedback – não é feedback mau feito, é a falta, a completa ausência de feedback. Não entendo porque o líder odeia dar feedback para as pessoas.

Feedback é o maior momento de evolução que você pode ter.

Nenhum treinamento no mundo por melhor que seja, vai substituir a relação líder – liderado, a relação aberta de feedback, a relação onde você pode construir um momento muito ímpar com as pessoas.

Tem muitos profissionais sendo demitido e não sabendo o porque disso, nunca recebeu um feedback e é surpreendido com isso.

Feedback é a uma grande ferramenta de gestão e precisamos implantar isso, entender qual é o melhor estilo de feedback,  para tornar essa ferramenta muito mais efetiva.

Quarto

E o quarto ponto sobre gestão é algo fundamental, método inexistente.

Risque uma frase do seu vocabulário – “Eu fiz o melhor possível”

Líder não faz o melhor possível, líder faz o que precisa ser feito.

A sua equipe para ter grandes resultados não pode fazer o melhor possível,  precisa fazer o que precisa ser feito.

Fazer o melhor possível é, com o que eu tinha, eu fui lá e fiz o que deu.

Fazer o que precisa ser feito é, temos um método, temos um caminho, e se eu tenho um caminho, eu sei se eu fiz ou se eu não fiz.

E até pode ter acontecido de termos seguido nosso método e por alguma variável que não controlamos o resultado não veio, mas sabemos que concluímos nosso método, vamos insistir nele porque o resultado virá.

Sem método você se torna um líder ineficiente, você se torna um líder que cobra o que? Só o resultado?

Método define desempenho, você precisa seguir um método específico e seu time também. Você precisa sentar com as pessoas e construir os caminhos.

Qual nosso método para nossas reuniões serem eficazes?

Qual nosso método de planejamento?

Qual nosso método de comunicação?

Qual nosso método de feedback?

Construa métodos que façam sua equipe efetivamente evoluir, sem método as pessoas fazem o melhor possível e muitas vezes o melhor possível não é o que precisa ser feito.

Esses quatro pontos tem impacto direto na gestão e se impacta direto a gestão influencia a cadeia, de gente trabalhando com gente para atender gente.

A missão é fazer que esse ciclo girar com eficiência, de forma harmoniosa, para que o fluxo seja um fluxo natural, um fluxo com grande desempenho, com pessoas efetivamente engajadas e o resultado sendo uma excelente consequência disso.

Beijo no seu ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *